Exemplo, eu?


Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única.

Não adianta falar, muito menos escrever ou desenhar, você pode tentar ensinar de todas as formas. Seu exemplo terá a supremacia.
Eu tenho sofrido com isso há anos, pois sempre fui cobrada a ser exemplo. Nasci na igreja e sou filha, neta,prima, sobrinha de líderes da igreja.Quando criança eu achava chato deixar de fazer as coisas, ou fazê-las por causa de alguém. Continuo assim. Procurar viver a vida de forma correta por decisão própria é uma coisa que faço, mas não sozinha, com ajuda de Deus claro!
Eu cresci e casei com um pastor. E agora veio o peso da responsabilidade de ser esposa de pastor, esposa de um líder religioso. As pessoas cobram postura, vestuário, simpatia. As pessoas cobram tanto que acabam fazendo disso o sentido da vida.
Acontece que ando observando, e percebi que todas as pessoas são exemplo, mesmo sem querer, mesmo sem perceber. Somos o exemplo dos nossos filhos, somos o exemplo dos nossos alunos, dos amigos, do vizinho desconhecido, da pessoa que conhecemos no consultório. Nós não conseguimos fugir de ser vistos, não somos invisíveis(mesmo que as vezes queiramos nos esconder e esquecer certas atitudes), as pessoas vão nos ver e vão aprender.
E aí, eu me preocupo com meus filhos. Eles realmente conhecem quem eu sou a despeito do que falo eles me vêem, e eu não sou perfeita.
É verdade que ainda estou aprendendo a viver e vou continuar assim até morrer. Aprendo com os exemplos bons e ruins, mas não posso deixar de aprender. E acabo por ser exemplo. Essa é a ironia da vida. Como diz Paulo Freire, onde quer que haja mulheres e homens,há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender.
Já que é assim, decido viver. Com saúde, sendo honesta, tratando as pessoas com respeito, amando sem reservas, fazendo meu melhor, errando muito e pedindo perdão.
Definitivamente não adianta perder o sono com o que as pessoas vão pensar e dizer.
Precisamos reunir nossas forças pra ser o melhor possível, e só quem pode nos ajudar é Deus. Sem Ele tentaremos em vão agradar os outros e o insucesso nos transformará em pessoas decepcionadas com a vida.
Que meus filhos entendam que ser visto é inevitável, aprender é uma escolha e felicidade vem de brinde!


Boa semana pra todo mundoooo...

Comentários