Qual a melhor METODOLOGIA pra o HOMESCHOOLING?

Quando você faz uma breve pesquisa sobre Educação Domiciliar, você encontra um termo chamado EDUCAÇÃO CLÁSSICA, uma educação baseada no TRIVIUM, que explicando bem superficialmente não usa um currículo pré-estabelecido, tampouco se autointitula uma Metodologia, o TRIVIUM é baseado em três caminhos: GRAMÁTICA, LÓGICA, RETÓRICA. Saiba mais acessando o:
https://nossaheranca.wordpress.com/2016/07/01/educacao-classica-o-que-e/comment-page-1/
http://www.familiadetrigo.com.br/2016/06/educacao-classica-hein.html
Basicamente, a proposta da educação classica é ensinar apenas aquilo que vai durar eternamente, ou seja, o que é clássico.

MAS... E ai? Qual a melhor forma de se fazer Educação Domiciliar? 

Pra escolher uma metodologia de ensino, é preciso conhecer um pouco de outras propostas de educação, outras metodologias, outras formas de educar.
Acho importante deixar claro que quando escolhemos uma metodologia, e aplicamos essa metodologia especifica, vamos colher resultados mais EXATOS. Quando escolhemos mesclar metodologias, usá-las como inspiração, os resultados serão diferentes.

Se você me conhece um pouquinho sabe que não sou das EXATAS. Eu gosto mesmo é de conhecer todas as possibilidades e aproveitar o melhor de cada uma. Sendo assim, era de se esperar que a metodologia usada por mim para Educação Domiciliar fosse um tanto mesclada. Escolhi alguns queridinhos pessoais como inspiração pra organizar minhas ideias e meus planos acerca do Homeschooling:


MONTESSORI:

"Em primeiro lugar, pense-se em criar um ambiente adequado, onde a criança possa agir tendo em vista uma série de interessantes objetivos, canalizando, assim, dentro da ordem, sua irreprimível atividade, para o próprio aperfeiçoamento." Montessori

De Montessori eu levo a lição do ambiente adequado, um ambiente que estimule e possibilite o desenvolvimento fisico, e a autonomia. 
Eu sei que a aula é em casa, mas estou de acordo que exista um ambiente próprio para os estudos, que de preferência tenha sido organizado e preparado com ajuda do seu filho. Mas considerando que a casa precisa estar adaptada para afazeres diários comuns a todos, de forma que a criança alcance autonomia nas suas atividades.


EMILIA FERRERO:

“Um dos maiores danos que se pode causar a uma criança, é leva-la a perder a confiança na sua própria habilidade de pensar” Emilia Ferrero

Emilia Ferrero é uma referencia na área de Alfabetização, e você não precisa concordar com ela em tudo pra reconhecer sua importância. 
O objetivo principal de toda educação é ensinar a PENSAR por si próprio. Todos tem essa habilidade. mas a medida que frequentam a escola, se perdem no meio dos conteúdos e provas e perdem junto a habilidade. Num país onde se compartilha informação sem se inteirar dos fatos, aprender a pensar é luxo.

PAULO FREIRE:

“Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor" Paulo Freire

Educar para libertar, primeiro quero que meus filhos aprendam a pensar por si próprios, em seguida eles estarão libertos, libertos para libertar outros da pior prisão que pode existir, a prisão da mente.


RUDOLF STEINER, criador das escolas WALDORF:

Na escola Waldorf, “predomina o exercício e o desenvolvimento de habilidades, e não o mero acúmulo de informações, cultivando a ciência, a arte e os valores morais e espirituais necessárias ao ser humano.” Tenho estudado acerca da pedagogia Waldorf e me encantei com algumas de suas praticas. Uma de suas ênfases são trabalhos manuais, artes e o contato com a natureza. Vale a pena saber mais sobre essa metodologia.

ELLEN WHITE:
“A verdadeira educação não desconhece o valor dos conhecimentos científicos ou aquisições literárias; mas acima da instrução aprecia a capacidade, acima da capacidade, a bondade, e acima das aquisições intelectuais, o caráter” Ellen White 

Uma inspiração, pra mim, os texto dessa escritora americana são sobretudo equilibrados, o equilíbrio que busco pra educação dos meus filhos. 

BIBLIA:

"Ensinai os mandamentos do SENHOR aos vossos filhos, conversando acerca deles quando estiverdes sentados em casa e nos momentos em que estiverdes andando pelos caminhos, ao deitardes e quando vos levantardes para um novo dia." Deut. 11:19

Esse texto é o nosso texto favorito como pais, meu marido e eu já ficamos algumas horas conversando sobre essa metodologia, ela é o nosso lema. Nós ensinamos em todo tempo, inclusive quando vacilamos. Ensinamos sobretudo com o exemplo. Aproveitamos a oportunidade que surge no meio do almoço pra ensinar, quando eles acordam, enquanto vamos ao mercado, na hora de dormir, EM TODO TEMPO, pra mim, essa é a essência da Educação Domiciliar, estar atentos para ensinar na hora oportuna. 

É isso! Não escolhi uma metodologia especifica, por que sou muito doida pra seguir regras, mas tenho essas inspirações comigo.
Vale lembrar que acabamos de começar essa jornada e estamos em fase de teste. Isso significa que estou lendo e aprendendo sobre o assunto e muito provavelmente chegarei a outras conclusões com o decorrer do tempo.
Por enquanto estamos aqui. Mas pra frente a gente se encontra novamente!


REFERÊNCIAS:

BIBLIA 

MONTESSORI, Maria. Pedagogia Científica: a descoberta da criança. São Paulo,
Flamboyant, 1965.

WHITE, Ellen. EDUCACAO. Tatuí, CPB, 1997.



P.S.: Eu prometi que o post seria sobre metodologia e currículo, mas não deu, ficaria gigante, e o post sobre currículo está me dando muito trabalho, aguardem que ele chega e perdoem minhas referencias totalmente fora do padrão ABNT, ainda bem que esse blog não tem intenção de ser cientifico. kkkkk No momento eu só tenho condições de ser prática! 😅


Comentários

Postar um comentário